sexta-feira, 2 de julho de 2010

Jingle de Dunga depois de Holanda 2 x 1 Brasil

O Exemplo da Seleção Brasileira de Futebol

Dunga: um exemplo mal acabado de prepotência e arrogância
Toda equipe que se monta para desenvolver um bom trabalho, tem que ter como critério básico a competência, o foco e o talento. A seleção brasileira de futebol não poderia seguir outra receita e esperar ser vitoriosa. Na política maranhense, as vezes, me parece que muitos seguem a receita de Dunga: Teimosia, arrogância e perseguição.

Dunga foi teimoso ao montar um time de dungas a pretexto de moralizar a CBF. Ao tratar uma coisa complexa como simples, dunga subestimou todos os adversários e achou que as muitas variáveis seriam simplesmente moldadas ao seu projeto.

Ao ser avisado pelos inúmeros especialistas sobre o tema, Dunga utilizou da fúria de sua arrogância para impor seu pensamento como única alternativa à questão, sob pena de todos aqueles que se levantassem, não contra ele, mas contra sua teoria, fossem levados ao status de traidor da pátria, antipatriota.

Por fim, Dunga começou a perseguir aqueles que, apesar de todos os avisos dados por ele, insistiam que seu trabalho deveria sofrer alguns ajustes. Era o exercício da democracia, pois quando existem varias visões a respeito da mesma coisa, poderemos aperfeiçoar uma idéia. E a perseguição se deu quando proibiu que os humoristas chegassem perto dos treinos da seleção e no segundo momento fechando os treinos para um batalhão de repórteres do mundo inteiro. Como disse Luís Ceará, “essa sim, a grande piada”.

As escrituras sagradas dizem em Provérbios 16:18 que “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda."

Espero que pelo menos uma lição nos tenha dado, a todos, a derrota da seleção brasileira de futebol: Time de segunda fica nas quartas.