sábado, 12 de junho de 2010

Diretório Nacional do PT cancela decisão estadual e decide apoiar Roseana Sarney


Dirigentes do Diretório Nacional do PT decidiram há pouco, por 44 votos a 30, pela revogação da decisão do Encontro Estadual do PT Maranhense que votou no apoio à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado. Com a intervenção nacional, o PT do Maranhão fará coligação com o PMDB, que tem Roseana Sarney (PMDB) como candidata à reeleição.

A tese pró-Roseana foi defendida pelos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra(que esteve presente em março no Encontro estadual realizado em São Luís) e pelo líder do partido Câmara, deputado Cândido Vaccareza (SP). Depois da anulação da aliança PT-PCdoB-PSB, dirigentes apoiaram a coligação com o PMDB por 44 votos a 30. Apenas duas abstenções de militantes de Minas Gerais foram registradas.

A reunião começou no final da manhã de hoje e contou com a presença de lideranças políticas maranhenses pró- Flávio Dino, como um dos fundadores o PT, Manoel da Conceição, o deputado Domingos Dutra, o pré-candidato ao senado Bira do Pindare, a ex-deputada federal Terezinha Fernandes, além do próprio pré-candidato ao governo Flávio Dino. A convenção que aconteceu no dia 27 de março, em São Luís, teve 87 delegados votando pelo apoio à candidatura de Flávio Dino contra 85 que votaram pelo apoio à candidatura de Roseana Sarney.

Washington Luiz deve ser o vice de Roseana Sarney
A composição da chapa PT-PMDB deve apresentar como vice o ex-deputado Washington Luiz (PT) e João Alberto de Sousa (PMDB) como candidato ao Senado. O deputado Flávio Dino (PCdoB), logo após decisão, colocou no twitter que disputará o governo esse ano, mesmo sem o apoio do PT. Já o deputado federal Domingos Dutra (PT) demonstrou revolta com a decisão postando pelo microblog: “Acabaram de consumar o estupro contra a ética, a decência, para favorecer o crime organizado.” Depois da decisão, o deputado Dutra iniciou a greve de fome em contestação ao caso juntamente com o petista Manoel da Conceição. Desde ontem a noite Domingos Dutra recebe apoio e visitas no plenário da câmara dos deputados.

A decisão do Encontro Estadual do PT de Minas Gerais também foi anulada
Há quatro dias, a coligação nacional PT-PMDB foi preponderante na decisão que fez o PT-MG desistir de lançar candidatura própria, no caso Fernando Pimentel, e apoiar Hélio Costa para cabeça de chapa ao governo do Estado.

Com informações de O Globo, Uchoinfo, Folha Online, Imirante, Jornal Pequeno

Nenhum comentário:

Postar um comentário