sábado, 12 de junho de 2010

COM APOIO DO PT À ROSEANA, DEM PODE SEGUIR COM CANDIDATURA DE JACKSON LAGO AO GOVERNO




Do Blog do John Cutrim

A decisão do Diretório Nacional do PT, que impôs o apoio à ‘reeleição’ da governadora empossada Roseana Sarney (PMDB) em detrimento da candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB), se resolve por um lado, pode dificultar bastante pelo outro. A intervenção da direção nacional no PT/MA, de uma forma ou de outra, acaba trazendo sérias complicações para o grupo Sarney.

Tido como certa a indicação do deputado federal Washington Luiz para compor a vaga de vice na chapa de Roseana – um das condições de Lula ao senador José Sarney pela celebração da aliança do PT com o PMDB no estado -, o atual vice João Alberto será automaticamente encaixado em uma das vagas para senador, ao lado de Edson Lobão, ambos do PMDB.

Como os dirigentes do DEM no Maranhão já disseram que a legenda só aceita fazer parte da coligação de Roseana na condição de disputar uma das vagas ao senado (com Mauro ou Clóvis Fecury), é certo que a direção do partido no estado busque outros caminhos. Entre eles, de acordo membros da alta cúpula da agremiação, o mais provável é o de caminhar para a candidatura do pedetista Jackson Lago.

Além disso, outro fator importante que pode contribuir para esta decisão, segundo eles, é que Jackson terá o apoio do PSDB à sua candidatura ao governo do Maranhão, partido este que matem uma aliança a nível nacional com o DEM em torno da campanha de Serra. Caso se concretize as previsões do blog, essa é mais uma novela que o clã terá que enfrentar até as eleições de outubro.

Diretório Nacional do PT cancela decisão estadual e decide apoiar Roseana Sarney


Dirigentes do Diretório Nacional do PT decidiram há pouco, por 44 votos a 30, pela revogação da decisão do Encontro Estadual do PT Maranhense que votou no apoio à candidatura do deputado federal Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Estado. Com a intervenção nacional, o PT do Maranhão fará coligação com o PMDB, que tem Roseana Sarney (PMDB) como candidata à reeleição.

A tese pró-Roseana foi defendida pelos ex-ministros José Dirceu e Antonio Palocci, pelo presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra(que esteve presente em março no Encontro estadual realizado em São Luís) e pelo líder do partido Câmara, deputado Cândido Vaccareza (SP). Depois da anulação da aliança PT-PCdoB-PSB, dirigentes apoiaram a coligação com o PMDB por 44 votos a 30. Apenas duas abstenções de militantes de Minas Gerais foram registradas.

A reunião começou no final da manhã de hoje e contou com a presença de lideranças políticas maranhenses pró- Flávio Dino, como um dos fundadores o PT, Manoel da Conceição, o deputado Domingos Dutra, o pré-candidato ao senado Bira do Pindare, a ex-deputada federal Terezinha Fernandes, além do próprio pré-candidato ao governo Flávio Dino. A convenção que aconteceu no dia 27 de março, em São Luís, teve 87 delegados votando pelo apoio à candidatura de Flávio Dino contra 85 que votaram pelo apoio à candidatura de Roseana Sarney.

Washington Luiz deve ser o vice de Roseana Sarney
A composição da chapa PT-PMDB deve apresentar como vice o ex-deputado Washington Luiz (PT) e João Alberto de Sousa (PMDB) como candidato ao Senado. O deputado Flávio Dino (PCdoB), logo após decisão, colocou no twitter que disputará o governo esse ano, mesmo sem o apoio do PT. Já o deputado federal Domingos Dutra (PT) demonstrou revolta com a decisão postando pelo microblog: “Acabaram de consumar o estupro contra a ética, a decência, para favorecer o crime organizado.” Depois da decisão, o deputado Dutra iniciou a greve de fome em contestação ao caso juntamente com o petista Manoel da Conceição. Desde ontem a noite Domingos Dutra recebe apoio e visitas no plenário da câmara dos deputados.

A decisão do Encontro Estadual do PT de Minas Gerais também foi anulada
Há quatro dias, a coligação nacional PT-PMDB foi preponderante na decisão que fez o PT-MG desistir de lançar candidatura própria, no caso Fernando Pimentel, e apoiar Hélio Costa para cabeça de chapa ao governo do Estado.

Com informações de O Globo, Uchoinfo, Folha Online, Imirante, Jornal Pequeno