sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Militância do PSB de São Luís em Movimento




A militância do PSB de São Luís realizou uma reunião nessa quinta-feira (26/11) que contou com a presença de militantes, filiados, simpatizantes e lideranças políticas da cidade. O secretário de organização do diretório municipal, Daniel Lindoso, também prestigiou e coordenou o encontro. As reuniões socialistas esse ano tiveram inicio em junho e tem como objetivo maior preparar o PSB para as eleições de 2012, perpassando por 2010, quando ocorrem as eleições gerais para presidente, governador, senadores e deputados federais e estaduais.

Para os presentes pela primeira vez, foi apresentado as instalações da nova sede que se encontra na rua do Alecrim e onde abriga, também, a sede municipal ludivicesse. “Uma grande conquista, sem dúvida, que marca essa nova fase que o partido está passando no nosso Estado. Esse é o momento de atrair lideranças políticas e comunitárias, olhando para o futuro, principalmente, para a eleição de 2010 em que o partido precisa estar forte em todos os municípios maranhenses para recuperar as conquistas especialmente do governo Zé Reinaldo”, disse Wagner Castro, secretário de mobilização estadual do partido.

A reunião também serviu para ratificar, mais uma vez, as pré-candidaturas de companheiros membros do PSB à Alema no ano que vem como indicação do diretório municipal do partido. José Ribamar Bezerra, o “Paeta” fez questão de salientar o crescente clima de unidade partidária em que o PSB ludovicesse vive esse ano e o esforço do diretório estadual, presidido pelo ex-deputado, José Antonio Almeida, de fortalecer a legenda socialista em todo o Estado.

Josely Gomes, estimulado mais uma vez pelo diretório local a levar à frente a pré-candidatura à Alema, fez questão de frisar que esse é um projeto do partido na cidade e não uma “vaidade pessoal”. Ele também conclamou os socialistas para que participem “de corpo e alma” do processo político que se constrói com vistas às eleições de 2010 e também ao pleito municipal de 2012. “O partido vive em um constante processo de construção e cada um é importante nessa caminhada”, salientou.

Ao final do encontro, duas comissões composta por sete membros, foram escolhidas e terão a responsabilidade de organizar encontros setoriais nos bairros e seminários de formação política para os integrantes do PSB. O grupo contará com o apoio de militantes históricos do partido, professores, advogados, empresários e também de pessoas ligadas ao Instituto Maranhense de Juventude, que conta com membros do PSB em seus quadros, e um dos principais grupos de estudos na área político-administrativa do País.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Rejeição a Ciro cai 15 pontos, mostra pesquisa CNT



A pesquisa CNT/Sensus revelou uma leve queda no índice de rejeição de todos os candidatos. A exceção foi Ciro Gomes, que viu sua rejeição baixar em quase 15 pontos percentuais.
José Serra, que em setembro era rejeitado por 29,1%, é agora por 27,7% dos eleitores.
Dilma Rousseff, rejeitada por 37,6% dos eleitores, agora é preterida por 34,4%.
Ciro Gomes, que era rejeitado por 39,9% dos eleitores em setembro, assegura um índice de 25,3% na nova rodada da CNT/Sensus.
Aécio Neves era rejeitado por 26,3% dos eleitores em setembro. Agora por 22,8%.
Marina Silva tinha sua rejeição na casa dos 39% em setembro. Agora está com 38,4%.

NÃO EXISTE CLIMA DE “CAÇA ÀS BRUXAS” NO PSB


O presidente do diretório regional do PSB, José Antonio Almeida, disse hoje (25) que não existe qualquer tentativa por parte da direção do partido, tanto no âmbito municipal quanto estadual, de forçar a saída da vice-prefeita de São Luís, Helena Duailibe, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
“Helena Duailibe é presidente do PSB de São Luís e, com certeza, conhece muito bem seus direitos e deveres como dirigente partidária e filiada. Um dos deveres é cumprir as decisões das instâncias partidárias e um dos direitos é sair do partido quando assim lhe convier”, explicou José Antonio Almeida.
De acordo com José Antonio não existe clima de “caça às bruxas” dentro do PSB. “O que não aceitaremos é que quem quer que seja filiado descumpra as decisões partidárias. Se isto vier a acontecer com a vice-prefeita de São Luís, seremos obrigados a aplicar os procedimentos previstos no Estatuto e no Código de Ética do partido, que também garantem amplo direito de defesa”, esclareceu.
José Antonio disse, ainda, que é do conhecimento de todos que o PSB, por deliberação unânime de seu Diretório Estadual, decidiu fazer oposição ao governo ilegítimo de Roseana Sarney. Inclusive, acrescentou, a decisão tomada pelo Diretório Estadual diz que os filiados ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) estão impedidos de ocupar cargos nos níveis de primeiro, segundo e terceiro escalão no atual governo do Estado.
Quanto à ação movida pelo PSB junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para recuperar os mandatos dos deputados Afonso Manoel (PMDB), José Lima (PV) e Paulo Neto (PHS), que saíram do partido, ele afirmou tratar-se de um direito legítimo do partido, uma vez que o Supremo Tribunal Federal decidiu que o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar.
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB), disse que ninguém é forçado a permanecer no PSB, mas que quem quer que seja filiado é obrigado a cumprir as decisões partidárias. “O PSB não é, nunca foi e não será um “partido de faz de conta. Fazemos política de forma responsável, transparente e coerente”, afirmou.