sábado, 17 de abril de 2010

HORA DE REFLEXÃO - O AMOR ROMPE BARREIRAS

Beto Albuquerque dá depoimento de superação na novela Viver a Vida




Conheci o Deputado Beto Albuquerque no Rio de Janeiro, durante um seminário socialista. Disse-me, na ocasião, que era pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. Falei-lhe então que pleiteava uma vaga na disputa ao senado no Maranhão. Pude confirmar aquilo que todos os filiados históricos e membros de juventude do Brasil inteiro já falavam: um homem do bem, extremamente bem humorado e batalhador.

Nesta semana, no final da novela da Rede Globo Viver a Vida, foi exibido o depoimento do deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) sobre a luta de 14 meses travada juntamente com seu filho Pietro contra a leucemia.

Assista ao depoimento no blog da novela “Portal da Superação” - http://especial.viveravida.globo.com/portal-da-superacao/.

Lei Pietro
Pietro Albuquerque, vítima de leucemia mielóide aguda, faleceu poucos dias antes de fazer 20 anos. Ele já tem um lugar na história: em sua homenagem, a Câmara Federal aprovou a “Lei Pietro”.

A lei designa de 14 a 21 de dezembro a “Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea”. Como o transplante é a única chance de cura, a lei transformou a dor em esperança para milhares de pessoas na mesma situação.

O plenário aprovou o texto às 20h20min do dia 04/02/09, poucas horas depois do falecimento de Pietro. E, no dia 22 de abril de 2009, o presidente Luis Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 11.930, que tem como objetivo o esclarecimento e a mobilização do doador voluntário, cuja compatibilidade sangüínea permite ser doador de medula óssea, em vida, sem prejuízo a sua saúde.

Notas Rápidas

Do blog do Reinaldo Azevedo da Revista Veja
E Ciro? Pois é… Está se desidratando de maneira vexaminosa. Obra cruel de Lula. Mais uma vez, poderá pegar a pesquisa e tentar esfregar na cara do presidente: “Veja como a minha presença é importante; sem mim, Serra poderia vencer no primeiro turno”. Ocorre que o demiurgo confia tanto que a eleição será uma espécie de homologação de sua escolhida que o apelo do ex-cearense não tem a menor chance de frutificar.

Roseana no Vídeo
As últimas inserções na TV do PMDB, foram ocupadas unicamente pela Governadora Roseana Sarney. Uma coisa chama atenção. Sempre tida como um bom produto a ser vendido, pela sua capacidade de dialogar com o câmera, dessa vez, com Duda e tudo, me pareceu um pouco desanimada e sem exibir o sorriso costumeiro. Parecia cansada,sem muita empolgação. Será que as qualitativas não lhe tem animado o espírito? Vale aguardar.

Infiéis
Chegam notícias de que logo-logo o TRE coloca em pauta o processo em que o PSB pede o mandato dos deputados Lima, Paulo Neto e ex-bom-de-voto Afonso Manuel. O Advogado e Presidente da legenda no Maranhão, José António Almeida, está confiante que a justiça faça justiça e devolva os mandatos ao partido conforme reza a constituição.

Que vinho Jesus bebeu?


No Velho Testamento há duas palavras hebraicas geralmente empregadas para designar o vinho: YAYIN, que se refere ao suco fermentado de uvas e TIROSH, que se refere ao vinho doce, fresco, sem fermento, não alcoolizado. Por exemplo, no Salmo 104:15; Provérbios 20:1; Isaías 5:11 e Habacuque 2:5, se emprega a palavra YAYIN, vinho fermentado. Há um caso curioso em Isaías 25:6, sobre vinho clarificado, sem borras. Era um vinho que devia ser filtrado antes de ser usado.

A palavra TIROSH geralmente designa suco de uvas ou outras frutas, embora, algumas vezes e raramente, indica mosto, que é o suco em fase de fermentação. Assim em Gên. 27:37; Números 18:12, etc.

Outra bebida intoxicante mencionada no Velho Testamento é o SHEKAR, feito de grãos fermentados, mel ou tâmara. É geralmente traduzido por “bebida forte”.

No Novo Testamento há três palavras gregas que são traduzidas por “vinho”. A mais usada é OINOS; as duas outras palavras são empregadas apenas uma vez, fazendo alusão ao vinho fermentado (em Lucas 1:15 e Atos 2:13).

OINOS pode tanto se referir à bebida inebriante como ao suco de uvas ou xarope. Esse xarope era obtido pela fervura do suco até tornar-se como o mel, e então guardado em vasos para uso futuro. Numa região de clima quente, essa era a forma de conservar o derivado de uva para consumo posterior, sem que ocorresse a fermentação. Esse xarope diluído em água quente ou fria, era a bebida preferida nos tempos de Jesus.

Como a palavra grega não define se o vinho era fermentado ou não, com muito bom senso deve-se considerar o contexto em que a palavra se encontra. No caso do casamento em Caná da Galiléia, por exemplo, é inconcebível que Jesus, após o recebimento do Espírito Santo, haja em Seu primeiro milagre, produzido bebidas alcoólicas, pois elas são, segundo a Bíblia o maior oponente da vida do Espírito. Efésios 5:18 diz: “Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.

Tampouco, em hipótese alguma, Cristo, o Senhor da vida, produziria vinho fermentado ou o usaria na Ceia, pois a fermentação representa uma corrupção da bebida natural, e isso arruinaria o símbolo da Comunhão.

As bebidas alcoólicas podem causar conseqüências graves. A Bíblia diz em Provérbios 23:29-30 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

A Bíblia oferece uma alternativa eficaz às bebidas alcoólicas. A Bíblia diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.

Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1 O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio.

Porquê que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.

Porquê que reis e governantes não deveriam beber bebidas alcoólicas? A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5 Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.

Com que outros pecados está a embriaguez classificada? A Bíblia diz em Gálatas 5:19-21 Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a idolatria, a feitiçaria, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus.

Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21 Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.

Como afetam as bebidas alcoólicas àqueles que as tomam? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35 Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e como o que dorme no topo do mastro. E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-lo outra vez.

O puro suco de uva é uma benção para o homem. Já o suco de uva fermentado não podemos dizer que é uma bênção.

Abraços

Walter Spagiari Junior

EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIA ONLINE.

www.bibliaonline.net

Flamengo entrega à CBF documentos do Clube dos 13 e aguarda Taça de Bolinhas


(Rio de Janeiro) O argumento de que jamais recebeu o documento do Clube dos 13 no qual Flamengo e Sport dividem o título do Brasileiro de 1987 não poderá ser mais usado pela CBF. O vice jurídico rubro-negro, Rafael de Piro, foi à sede da entidade na tarde desta sexta-feira, na Barra da Tijuca, e protocolou todas as documentações de reuniões da entidade sobre o assunto. Os principais dados estão em uma ata de 1997, quando o Sport passou a fazer parte do Clube dos 13 (confira abaixo). Na época, havia necessidade de unanimidade para permitir a inclusão dos pernambucanos no grupo dos principais clubes do país. Kléber Leite, presidente do Flamengo na ocasião, condicionou sua assinatura ao reconhecimento do penta. O Sport contesta o argumento.

Na última quarta-feira, a CBF determinou que a Taça de Bolinhas será entregue ao São Paulo, considerado oficialmente como o primeiro a conquistar cinco vezes o Brasileiro.

- Entramos com um pedido de reconsideração da decisão tomada pela CBF. Apresentamos as duas atas das reuniões do Clube dos 13 de 88 e 97. Não encontrei com o Ricardo Teixeira (presidente da CBF), mas tenho certeza que ele receberá esta documentação e a encaminhará ao departamento jurídico da entidade – explicou Rafael de Piro.

Com esse pedido, o clube agora espera receber a Taça de Bolinhas. Na quarta-feira, dia em que Ricardo Teixeira anunciou a decisão favorável ao São Paulo, a CBF alegou jamais ter recebido a documentação do Clube dos 13 pró-Flamengo.

- O Clube dos 13 disse que as enviou cinco vezes, mas a CBF diz que nunca recebeu. De qualquer maneira, agora ela (CBF) tem tudo em mãos – explicou de Piro.

Entre as documentações entregues pelo vice jurídico estão a ata da reunião de 88, que reconhece o Flamengo e Internacional como campeão e vice-campeão daquele ano, sem necessidade de cruzamento com Sport e Guarani; a ata da reunião extraordinária de 97, determinando que os dois clubes (Flamengo e Sport) não precisavam ter se enfrentado e que, portanto, são os campeões de 87; e o ofício de 2007, reforçando a decisão da reunião de 1997.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PSB participa de ato político contra “golpe” judiciário do Estado no Maranhão


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) do Maranhão participou hoje (16), no auditório da Assembléia Legislativa do Maranhão, em São Luís, de um ato político de protesto e em memória ao “golpe” judiciário de Estado que derrubou do poder o governador legitimamente eleito, com mais de um milhão de votos, Jackson Lago e se vice e deu posse ao segundo colocado e derrotado nas urnas Roseana Sarney.

Centenas de pessoas lotaram o auditório da Assembléia para protestar contra a decisão do TSE, criticar o governo biônico de Roseana Sarney e pedir a unidade das forças de oposição. “Não foi só o governador Jackson que foi cassado, mas o voto de cada um dos mais de um milhão de maranhenses que disseram nas urnas que querem mudanças no Maranhão; que chega de oligarquia e de atraso em nosso estado”, disseram e repetiram todos que se pronunciaram.

A mesa dos trabalhos foi composta pelos deputados estaduais Domingos Paz (PSB) e Marcelo Tavares,(PSB), o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) e o presidente estadual do PSB/MA, José Antonio Almeida, o deputado estadual (PDT), Chico Leitoa, o deputado federal Julião Amin (PDT), o vice-governador cassado Pastor Porto (PSDB), o ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal (PSDB), o presidente do Diretório municipal do PDT de São Luís e ex-secretário municipal de Educação, Moacyr Feitosa, o secretário-geral do PDT, Cândido Lima, o vereador de São Luís Ivaldo Rodrigues (PDT), o ex-secretário municipal de Articulação Política, Clodomir Paz, a representante do Movimento Popular pela Moradia, Cleidimar Pinho e o governador cassado Dr. Jackson Lago.

Coube ao presidente do PSB estadual, José Antonio Almeida, abrir o evento. Ele explicou que a injusta e inusitada decisão do TSE que cassou os mandatos do governador Jackson Lago (PDT) e seu vice, Pastor Porto (PPS), por 4 a 3, com certeza não fará jurisprudência. “Espero que o povo maranhense corrija essa injustiça nas eleições deste ano, votando nas oposições para derrotar uma vez por todas a oligarquia Sarney”, disse.

Marcelo Tavares, em seu discurso, discorreu sobre as irregularidades praticadas pelo governo de Roseana, que ele considera ruim, negligente e irresponsável. Ele denunciou que o Maranhão foi o único estado do Brasil que, em 12 meses, só conseguiu criar 2.737 postos de trabalho, ou seja, 0,81% do percentual nacional, ficando atrás do Piauí e Alagoas. “A luta das oposições no Maranhão contra a oligarquia Sarney não é somente uma luta política. É muito mais uma luta cívica. Temos que combater e vencer aqueles que não querem o bem do Maranhão, mas apenas locupletarem-se no poder”, explicou.

O ex-governador José Reinaldo Tavares disse que não adianta o jornal da oligarquia dizer que ele e Jackson estão brigados. “É tudo o que eles querem. Mas eu e o Jackson estamos mais unidos e firmes do que nunca para, mais uma vez, derrotar nas urnas essa oligarquia que em apenas 12 meses endividou novamente o estado e o trouxe de volta ao atraso”, declarou.

Lançando mão de publicações de órgãos do governo do Estado, José Reinaldo mostrou com dados estatísticos que o governo de Roseana e do senador Lobão, na década de 90, fizeram o Maranhão regredir. “Está aqui, em publicação desse próprio governo, a informação de que a década de 90 foi perdida para o Maranhão. E, por outro lado, na mesma publicação do governo dela, a informação de que a partir de 2002 até 2007, ou seja, em todo meu governo e em parte do Dr. Jackson, o Maranhão cresceu a uma média de 6% ao ano”, demonstrou José Reinaldo.

O ex-governador Jackson Lago, em um discurso emocionado e lido, condenou o golpe que o derrubou do poder e disse que “a vergonha aflige os derrotados, mas não os combatentes da verdade” e parafraseando o senador Sarney, do Amapá, sentenciou: “Não há democracia sem um Judiciário livre”.

Ao final, Jackson Lago fez uma forte conclamação ao público presente: “Vamos unir força para derrotar, mais uma vez, a maior e mais antiga oligarquia do País e para fazer respeitar a vontade do povo”.

HORA DE REFLEXÃO - O PASTORZINHO DE JESSÉ

Ciro Gomes cobra posição do PSB sobre candidatura à Presidência



SÃO PAULO (Reuters) - O deputado Ciro Gomes (PSB) cobrou nesta quinta-feira um posicionamento de seu partido sobre sua candidatura à Presidência da República.

"Jamais imaginei, após 30 anos de vida pública, viver uma situação política como a em que me encontro. A pouco mais de 60 dias do prazo final para as convenções partidárias que formalizam as candidaturas às eleições gerais de 2010, não consigo entender o que quer de mim o meu partido -o Partido Socialista Brasileiro", disse Ciro em artigo publicado em seu site.

O deputado, em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, argumenta que existe um universo de cerca de 15 milhões de brasileiros que pretendem votar nele para presidente.

Na mais recente pesquisa Datafolha, Ciro tinha 11 por cento de intenção de voto, índice similar às duas sondagens anteriores do instituto, mas ainda muito distante de José Serra (PSDB), que aparecia com 36 por cento, e de Dilma Rousseff (PT), com 27 por cento. Marina Silva (PV) tinha 7 por cento.

No artigo, Ciro voltou a criticar a disputa centrada no PSDB e no PT. "É fato notório o mal que faz ao Brasil esta polarização amesquinhada, porém mutuamente conveniente, entre o PT e o PSDB", afirmou.

Em uma incógnita que se arrasta desde o ano passado, Ciro afirma que não desiste da intenção de concorrer.

"Tenham meus companheiros (de partido) clareza: eu não desisto! Considero meu dever com o Brasil, lutar até o fim. Se for derrotado, respeito. Mas amanhã algum brasileiro mais atento dirá que alguns não se omitiram quando se quis tirar o povo da jogada."

Dentro da base de partidos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da qual o PSB faz parte, a definição da situação de Ciro depende de uma análise que leve em conta a influência de sua candidatura na disputa. A incerteza é se Ciro competiria com Dilma ou retiraria votos de Serra.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Diretório Estadual do PSB aprova pré-candidatura ao Senado de Wagner Castro



O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), reunido domingo (11), no plenarinho da Assembléia Legislativa, aprovou, por unanimidade, a pré-candidatura a senador de Wagner Castro, secretário estadual dos Movimentos Sociais e Populares. Após fazer a defesa da candidatura, Wagner Castro recebeu o apoio e o incentivo de todos os dirigentes socialistas.

“A pré-candidatura de Wagner Castro ao Senado tem sentido, contribui para o PSB revelar novos quadros e conta com uma simbologia muito grande, que é a expressão da juventude, do novo e a marca da ousadia. Tem todo o nosso apoio na medida em que puder contribuir para o fortalecimento do nosso projeto eleitoral”, disse o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Tavares (PSB).

O presidente do PSB estadual, José Antonio Almeida, e o primeiro vice-presidente e deputado estadual Domingos Paz (PSB), em suas falas, destacaram o valor da pré-candidatura a senador de Wagner Castro principalmente no que diz respeito a sua coragem e ousadia de disponibilizar seu nome para o projeto eleitoral do PSB com vistas às eleições de 2010. “Sua pré-candidatura já é vitoriosa só pelo fato de existir”, afirmaram.

Wagner Castro distribuiu a todos os presentes no seminário “Políticas Públicas para a Construção de um Maranhão Socialista” e aos membros do Diretório estadual do PSB, uma carta intitulada “Por que sou pré-candidato a senador pelo PSB”. Na carta, resumidamente, ele diz quem é, o que faz e como pretende instrumentalizar o mandato de senador a serviço da luta do povo e do fortalecimento do Partido Socialista Brasileiro.

“Recebo com humildade, muito orgulho e honra as palavras de apoio e de incentivo do meu partido. Tenho consciência do sonho que estamos sonhando juntos. Tenho convicção de que o projeto de minha candidatura não é uma aventura. Compreendo e defendo como estratégico para o PSB, neste momento, a eleição do ex-governador José Reinaldo como senador da República. Mas, em sendo possível, coloco também meu nome à disposição do partido para essa e qualquer outra candidatura que for necessário”, declarou com voz embargada Wagner Castro.

A pré-candidatura de Wagner Castro, no entanto, está condicionada a definição da chapa majoritária com os partidos que coligarão com o PSB, uma vez que a prioridade dos socialistas é candidatura ao Senado da República do ex-governador José Reinaldo Tavares.

Deputado Domingos Paz é eleito 1º vice-presidente do PSB


O deputado estadual Domingos Paz (PSB) foi eleito o primeiro vice-presidente do diretório estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB). A escolha aconteceu na tarde de domingo, durante o Seminário Socialista, realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Socialistas de todo o Maranhão participaram do seminário.

Durante o seminário o deputado Marcelo Tavares (PSB) foi eleito o 3º vice-presidente do partido e aprovado por unanimidade um indicativo do PSB a pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) ao Governo do Maranhão. Em seu pronunciamento, o deputado Domingos Paz fez uma convocação a todos os militantes socialistas do PSB para o firme engajamento às candidaturas dos nomes do partido que vão disputar as eleições de 2010.

De acordo com o deputado Domingos Paz “é preciso preparar o partido para ocupar os espaços políticos, obedecendo e seguindo à risca as determinações dos regimentos e estatutos do PSB”, enfatizou o Deputado Domingos Paz (PSB). O seminário teve como tema “Políticas Públicas em busca de um Maranhão Socialista”.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

PSB aprova indicativo de apoio à pré-candidatura de Flávio Dino


O Diretório Estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), reunido ontem (11), em São Luís, no plenarinho da Assembleia Legislativa, aprovou, por unanimidade, um indicativo de apoio à pré-candidatura do deputado federal Flávio Dino (PC do B) ao governo do Estado. Na ocasião, foram eleitos primeiro e terceiro vice-presidentes do partido, respectivamente, os deputados estaduais Domingos Paz (PSB) e Marcelo Tavares (PSB).

A reunião dos dirigentes estaduais socialistas encerrou a programação do seminário “Políticas Públicas para a Construção de um Maranhão Socialista”, iniciado na sexta-feira (9), no auditório “Fernando Falcão”, da Assembleia Legislativa, com um grande ato político de apoio à pré-candidatura de Flávio Dino a governador. Mais de 400 militantes, dirigentes, filiados, parlamentares e executivos pessebistas de mais de 100 municípios e de todas as regiões do estado participaram do seminário. Os principais temas em discussão foram as experiências do modo socialista de governar, as bandeiras de luta do partido em cada região e a conjuntura política estadual e nacional.

Marcaram presença no ato político o primeiro secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, o prefeito de Caxias, Humberto Coutinho (PDT), o dirigente estadual do PT Bira do Pindaré, o vice-presidente estadual do PC do B, Gérson Pinheiro, o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), o presidente estadual do PSB/MA, José Antonio Almeida, os deputados estaduais Domingos Paz (PSB), Cleide Coutinho(PSB) e Marcelo Tavares (PSB), presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado federal Ribamar Alves (PSB) e o deputado federal e pré-candidato a governador Flávio Dino (PC do B).

Na oportunidade, Carlos Siqueira disse que o projeto político e eleitoral do PSB do Maranhão tem consistência e conta com total apoio da direção nacional do partido. “É missão do PSB maranhense, junto com outras forças democráticas e progressistas, derrotar de uma vez por todas a única oligarquia que ainda resta nesse País, que é o grupo liderado pelo senador Sarney, do Amapá, que tanto infelicita o povo maranhense e envergonha o Brasil”, declarou.

O ex-governador José Reinaldo (PSB), no ato político, parabenizou o Partido dos Trabalhadores (PT), em especial os 87 delegados que votaram a favor da aliança com o PC do B, no encontro que o PT realizou, no final de março, para deliberar sobre sua política de alianças para as eleições de 2010. “O PT não se deixou afundar, não se dobrou e decidiu ficar ao lado povo e, mais uma vez, contribuir para derrotar a oligarquia Sarney”, disse.

“Com o governo do Roseana, o Maranhão está de volta ao atraso. Os indicadores sociais pioraram nesse quase um ano de desgoverno. Segundo o IBGE, o Maranhão lidera o ranking dos estados com o pior índice de desemprego. Mais uma vez, o PSB cumpre seu papel de vanguarda da política do Maranhão ao articular, junto com outras forças, o projeto político que levará as oposições de volta ao comando do governo do Estado”, afirmou Marcelo Tavares(PSB).

Bira do Pindaré, por sua vez, disse que o grupo Sarney está desesperado porque perdeu o apoio do PT. “Eles vão fazer de tudo para nos dividir, nos dispersar e nos intrigar. Essa é a tática historicamente empregada pelo grupo Sarney para continuar no poder. É preciso estar vigilantes. Não tenho dúvida de que as forças que se aglutinam em torno de Flávio Dino têm tudo para ganhar as eleições”, esclareceu.
Em sua fala emocionada, Flávio Dino afirmou que a política não é um jogo e nem uma negociata. A política é, na verdade, uma declaração de amor ao próximo. “Sinto-me honrado em receber o apoio do PSB porque temos a mesma história, os mesmos compromissos. E vamos fazer uma boa aliança, que segundo o vice-presidente José de Alencar (PR), é aquela que o povo entende. Há um fosso entre o que o Maranhão é e o que pode ser. Temos a possibilidade de virar uma página na política maranhense. Meus aliados de campanha serão meus aliados de governo”, declarou.

Avaliação
Para José Antonio Almeida, o seminário e a reunião do diretório marcaram a arrancada do PSB rumo às eleições de 2010. “Foi um momento importantíssimo para o PSB do Maranhão. Analisamos em profundidade a conjuntura política nacional e estadual, discutimos sobre nossas bandeiras de luta e as experiências socialistas de administrar. Temos clareza do papel que cumpriremos no processo eleitoral e, com certeza, seremos vitoriosos mais uma vez porque estamos unidos e conscientes”, explicou.

Para o ex-deputado federal Constituinte do PSB/MA, José Carlos Sabóia, que a convite da direção estadual colaborou na discussão sobre a análise de conjuntura nacional, o PSB maranhense joga um papel decisivo nas eleições de 2010 no sentido de inserir o Maranhão no contexto brasileiro e realizou um evento histórico e memorável. “A convicção que eu tenho é a de que o Maranhão não faz parte do Brasil. Aqui é o atraso do atraso. O PSB, junto com as outras forças democráticas e progressistas, precisa conquistar o poder estadual e promover as mudanças que o povo maranhense deseja”, afirmou.